INFORMÁTICA PARA TODOS é um programa de Rádio transmitido em cerca de 50 Rádios Locais do Continente e Ilhas desde Setembro de 2003

A fim de facilitar a consulta de alguns dados ou ajudas que nem sempre é possível fixar durante a transmissão de um programa de Rádio deste género e corresponder aos constantes pedidos de vários ouvintes e mesmo alguns organismos para que os respectivos textos lhes sejam fornecidos, tomei a decisão de os colocar neste espaço da Internet assim como uma versão áudio do programa de Rádio, existindo neste caso um link para aceder ao texto. Deste modo serão facilmente consultados.

Como se compreende, tanto os textos como as versões áudio de cada programa só aqui serão colocados uma semana depois, pelo menos, daquela em que foram transmitidos via rádio e segundo o possível interesse da sua consulta.

Eventualmente aqui estarão também outros programas mais antigos que tenham merecido algum destaque pelos conteúdos que divulgaram.

Gil Montalverne


*********************************************************************************************************

30.5.12

PROGRAMA DE INFORMÁTICA PARA RÁDIOS LOCAIS
07/13Maio2012
Emissão nº 410

Neste Programa:
Software de Segurança AVAST
Para PCS e MAC, Smartphones e Tablets Android


Concluímos hoje a série dos mais recentes softwares antivírus apresentados em Portugal. De Praga veio uma delegação da Avast, conhecida pelo seu software gratuito desde o seu lançamento em 1988, que nos mostrou 3 dos seus novos produtos: Uma renovada aplicação Antivírus melhorada na versão 7 que continua gratuita, outra Antivírus Pro, com algum desenvolvimento de duas capacidades úteis para o utilizador em relação ao Avast Gratuito e a Internet Security. Mesmo a nova versão gratuita possui características de maior segurança em comparação com as restantes aplicações gratuitas que se retiram da Net. Krystina Mazankova, Public Relations da Avast falou-nos da estratégia deste lançamento:
Registo gravado
Temos duas estratégias para crescer. Por um lado a alta qualidade de 3 novos modelos diferentes, o produto básico que continua a ser gratuito e por isso temos cerca de 200 milhões de utilizadores no mundo e por outro temos o produto num total de 48 idiomas e estamos focados precisamente nessa base.
Registo gravado
A estratégia da Avast é sobretudo apostar nos utilizadores finais com o Antivírus gratuito, auxiliá-los com novas soluções e mostrar-lhes outras que existem nas versões pagas o Antivírus-Pro e o Internet Security, como também as mais vocacionadas para empresas e negócios. Se oferecermos um bom produto gratuito, haverá interesse em adquirir o seguinte.
O Avast era um dos antivírus mais apontados com a sua demasiada insistência em detectar falsos positivos e por isso mesmo fizemos a pergunta:
Registo gravado
Penso que todas as empresas - diz-nos Krystina - se debatem com o problema de falsos positivos. Pelo nosso lado nós procuramos detectar o máximo de vírus possíveis que podemos impedir. Mas corrigimos agora a acção de acordo com as informações da nossa comunidade mundial a que qualquer utilizador pode concorrer. Não nos guiamos apenas pelas amostras ou bases de dados. É uma informação cruzada e esperamos assim detectar o maior número possível de vírus com maior segurança e mais rapidamente.
Quanto a aplicações de segurança para outros dispositivos acrescenta:
A Avast tem desde Dezembro passado uma aplicação para o sistema Android que tem tido muito sucesso, incluindo mesmo uma capacidade de protecção, em caso de perda ou roubo do Smartphone, dos nossos dados pessoais.
Uma novidade interessante é também algo que até agora muitos utilizadores gostariam de fazer mas que as restantes aplicações do mercado não permitem. Uma duplicação de protecção com diferentes pacotes de segurança. Perguntámos a Jean François do Suporte Técnico:
Registo gravado
Basicamente existe a opção na instalação de escolher o modo compatível que permite utilizar outra aplicação já instalada se assim se pretender. É bastante cómodo pois permite utilizar funções que a outra aplicação não tenha. E não haverá qualquer disputa. Isto é possível com o Avast. Isto não significa que estejamos na linha da frente mas sim um modo de utilizar diferentes capacidades de intervenção.
E concluiu, como tinha dito Krystina, quanto a aplicações para iPad ou iPhone de momento não existem, apenas o Avast para PCs Mac.
Enfim, as novas aplicações Avast incluem soluções de segurança destinada a combater de forma eficiente o malware que aumenta diariamente e que atinge quem não estiver devidamente protegido. E portanto o bloqueamento de sites de phishing que, como é sabido, roubam dos nossos sistemas códigos importantes e privados, nomeadamente os de contas bancárias mas não só, o modo como é feito o streaming dos updates em tempo real, directamente dos laboratórios Avast em Praga, que estão continuamente a analisar vários milhares de ficheiros e novas variantes de vírus em todo o mundo, baseados numa observação em cloud computing numa comunidade de milhões de utilizadores. E finalmente para as aplicações pagas, no caso do Antivírus Pro e Internet Security, podemos contar com a novidade de uma SandBox, espécie de barreira de protecção que por meio de um simples clique, separa um browser do restante sistema no computador e mesmo que o browser seja atingido por hackers o sistema isolado permanece absolutamente limpo. E mais: passa a existir uma zona virtual ou SafeZone onde o utilizador pode efectuar quase de forma invisível as operações mais delicadas como sejam as de carácter bancário, invisível mesmo que o computador esteja infectado por alguma espionagem ou software malicioso. Tudo isto na versão Pro do Antivírus e no Internet Security, este acumulando capacidades de Fireware e Anti-Spam.
SEPARADOR:
Resumindo, o que hoje decidimos mostrar aos nossos ouvintes foi o modo como as empresas de software de protecção e segurança estão a agir de forma consciente nos principais problemas com os quais diariamente nos preocupamos ou nos devemos preocupar porque efectivamente acabam por nos atingir. Lembramos como foi aqui focado por Krystina Mazankova o problema dos falsos positivos ou seja ficheiros que os programas de antivírus detectam como sendo perigosos e nos convidam a apagá-los quando de facto não o são. Esta matéria é muito discutida na Net e basta colocar no Google “False Positiv” para lerem o muito que se diz sobre o tema. E curiosamente, eu próprio fui há dias convidado a apagar dois ficheiros que tinha acabado de copiar de algo que possuía há alguns anos por um software que não era o Avast mas sim o Norton. Pois a força era de tal maneira que me retirava a minha home page do Internet Explorer com um grande aviso de que tinha detectado uma ameaça no browser e substituira pela home page da Symantec convidando-me a apagar esses ficheiros. Eu recusava, entrava na minha página mas se saía e voltava a entrar no browser, acontecia a mesma manobra. Estou plenamente convencido de que se trata de um falso positivo pois era um ficheiro comprimido de um conversor de ficheiros MP3 que usava há anos atrás. Portanto tudo acontece por nesta tecnologia. E os técnicos que fazem os programas atingem o grau mais elevado de protecção para nos protegerem mas também se enganam, E temos de conviver com isso. Acreditem que me aconteceu há 3 dias atrás. Não sou mais do que os outros.